A lei de responsabilidade fiscal por meio do artigo 48
O artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, trata do controle e transparência na gestão fiscal dos entes da Federação (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). A LRF tem como objetivo estabelecer normas de finanças públicas para garantir a responsabilidade na gestão fiscal, visando à equilíbrio fiscal e à transparência nas contas públicas.
O artigo 48 é específico sobre a obrigação de demonstrar e acompanhar as metas fiscais. Ele dispõe o seguinte:
Texto do Artigo 48:
"Art. 48. O Poder Executivo, até o final do 2º bimestre de cada ano, publicará, em 1º de junho, no Diário Oficial da União, ou no Diário Oficial do Estado ou do Município, a estimativa de receita e a fixação da despesa para o exercício seguinte."
Explicação:
Esse artigo tem como objetivo garantir que o Poder Executivo (nos níveis federal, estadual e municipal) cumpra com sua responsabilidade fiscal, publicando, até o final do segundo bimestre de cada ano, as estimativas de receita e as fixações de despesa para o exercício seguinte.
Isso significa que, com a previsão orçamentária para o ano subsequente, as autoridades fiscais precisam:
Estimar a Receita: Fazer uma previsão de quanto o governo acredita que irá arrecadar durante o ano seguinte, com base em indicadores econômicos e dados fiscais atuais.
Fixar a Despesa: Determinar o quanto será gasto pelo governo em cada área, de forma a manter o equilíbrio fiscal, evitando surpresas que possam levar a desequilíbrios nas contas públicas.
Esse procedimento garante uma maior transparência e controle social sobre os gastos públicos e a gestão fiscal dos recursos, pois qualquer discrepância entre as estimativas e os valores reais deverá ser justificada pelos gestores públicos.
Objetivo da LRF e do Artigo 48:
A Lei de Responsabilidade Fiscal e seu artigo 48 buscam estabelecer limites para os gastos públicos, proporcionando uma governança fiscal mais eficiente e responsável. Além disso, a LRF visa promover o equilíbrio fiscal, impedindo que os gestores públicos realizem gastos sem o devido planejamento e sem prever suas fontes de receita, o que poderia gerar dívidas insustentáveis no futuro.
Se tiver mais alguma dúvida ou quiser aprofundar em outro ponto da LRF, estou à disposição!
Comentários
Postar um comentário