Magazine Luiza se consolidando como referência no mercado digital


 

O ano de 2020 foi desafiador para muitas empresas, e não foi diferente para a Magazine Luiza, mas empresa se mostrou muito resiliente, com o fechamento das lojas físicas por determinação do governo, a empresa entrou de “cabeça” no mercado digital e deu um salto em suas vendas em um ano de pandemia.

As primeiras atitudes para sobreviver com suas lojas físicas fechadas foi, a negociação dos contratos de aluguéis e de prestação de serviços, para aliviar seus custos, emissão de debêntures no valor de 800 milhões para alimentar o seu caixa.

 A empresa reduziu os salários dos altos cargos, como diretoria e conselho, para evitar demissão dos cargos operacionais.


Como dito anteriormente, a pandemia exigiu da Magazine Luiza a antecipação de seus projetos de inserção no mercado virtual. A única forma da empresa gerar receita era através da internet, pela suas plataformas digitais, mas o interessante, é que a Magalu não pensou apenas nela, mas nos outros comerciantes, que foram obrigados a abaixar as portas, sem um outro meio ou recurso para venda de seus produtos, em abril a Magalu lançou a plataforma Parceiro Magalu, uma plataforma intuitiva para comerciantes, que tinham apenas como meio de venda de seus produtos as suas lojas físicas, através do projeto parceiro Magalu o comerciante podia cadastrar os seus produtos na plataforma e estruturar a sua loja on-line, uma forma de seu comercio adentrar no mundo digital, agregando como uma forma de inserção de receita. Em dezembro de 2020 já eram contabilizados 14.000 parceiros.

Outra novidade da Magazine Luiza foi a #temnomagalu, possibilitando a seus clientes acesso a itens de primeira necessidade, sem sair de casa, com a isenção da taxa de entrega. Hoje a categoria mercado já representa 40% dos itens vendidos do e-commerce.

Em 2020 a empresa aplicou projetos de multicanalidade no e-commerce que foi o log bee e o ship-from-store, garantindo a agilidade nas entregas dos seus produtos vendidos pela internet. No 4° trimestre de 2020, 45% das entregas foram feitas em até 24 horas.

As operações online foram muito benéficas para a empresa, no 2° trimestre as vendas da Magalu cresceram 49% e o e-commerce saltou 182%. O terceiro trimestre o crescimento de vendas da empresa foi histórico, alcançando uma evolução de 81%.

Em 2020 corroborando para o crescimento das participações no mercado online, a Magazine Luiza adquiriu diversas empresas, em sua maioria empresas de tecnologia, são elas:


·         Estante Virtual – Livros novos e usados;

·         Hubsales – Para fabricas para venderem seus produtos online;

·         Canaltech – Estratégia de ADS;

·         AiQfome – Mercado Delivery;

·         GFL – Logística;

·         Stoq – Soluções PDV para varejista;

·         Comschool – Formação digital para vendedores;

·         Hufintech – Pagamentos Digitais;

·         SuperAPP – Multifunções.


No terceiro trimestre com a reabertura gradual das lojas físicas, mas ainda o e-commerce continuou em destaque, o crescimento do e-commerce comparando o ano anterior, foi de 120%, contribuindo em 40% em relação ao lucro líquido da empresa.

Fonte: https://ri.magazineluiza.com.br/


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