Análise Balanço B2W



B2W é uma empresa criada no de 2006, com a fusão entre Submarino, Shoptime e Lojas Americanas, líder no mercado de comércio eletrônico na américa latina. No artigo vamos desenvolver a análise sobre o demonstrativo balanço patrimonial, vou comentar sobre a evolução histórica dos patrimônios da empresa.

Balanço Patrimonial


No balanço patrimonial "batendo" o olho já é possível analisar que os ativos superam os passivos, os ativos representa a parte positiva da empresa, caixa, contas a receber, impostos a restituir, ou seja, são o direitos a receber da empresa, já os passivos são as obrigações da empresa com terceiros, por exemplo empréstimos, folha de pagamento, impostos, ou seja, tudo o que a empresa tem a obrigação a pagar à terceiros.

Em relação aos ativos, que representa as riquezas da empresa, no gráfico analisando historicamente, é perceptível a evolução positiva, ou seja, o nível de riquezas da empresa está em crescimento período pós período. 

Já o passivo que representa as obrigações, tem o volume financeiro inferior ao ativo, mas está em constante crescimento, acompanhando a linha do ativo, ou seja, os recursos do ativo é advindo do passivo e não de recursos próprios. mas de recursos de terceiros. O patrimônio que "representa" o capital investido pelos sócios e acionista e lucros acumulados, são os famosos recursos próprios  aplicados que  financiam as operações da empresa, analisando o gráfico verificamos que o volume financeiro de patrimônio líquido é inferior ao volume do passivo, ou seja, a empresa está com suas operações financiadas por sua maioria com capital de terceiros. 


                                                               Ativo Realizável


O ativo realizável é o ativo total menos o imobilizado e intangível, ou seja, é a somatória de ativos que tem a finalidade de se transformado em dinheiro, possível volume de caixa futuro. Analisando a evolução histórica, o volume financeiro do ativo realizável está em constante crescimento que é muito positivo. 

Disponíveis

  

O volume de "caixa", ou seja, o dinheiro que está disponível para empresa, como contas correntes, poupança e o próprio dinheiro que fica dentro da empresa. O ideal quanto maior melhor, analisando o gráfico de 2011 à 2016, houve poucas variações de volume, porém de 2018 à 2020 ocorreu uma evolução do positiva do volume de "caixa" da empresa. 
 
Clientes
    

Conta clientes é os direitos que a empresa tem a receber de seus clientes, no período de curto a longo prazo. Analisando o gráfico, podemos observar, que o volume financeiro está decrescente de 2011 à 2018, apresentando recuperação entre 2019 à 2020, com maior destaque em 2020 ano impactado pela pandemia do Corona vírus, o governo de diversos estados brasileiros anunciaram fechamento das lojas, o famoso lockdown, então as pessoas começaram a comprar através da internet, até quem nunca comprou pela web entrou no mercado. A B2W líder no mercado foi muito beneficiada por esse cenário. 
 
Estoques


Em relação aos estoques, para agregar na análise comparo com o volume financeiro de vendas, se o volume de estoque aumenta o ideal é que o volume de vendas acompanhe o crescimento, caso contrario a uma grande possibilidade do estoque está parado mais tempo do que o ideal, e estoque parada é sinônimo de dinheiro parado. Mas no caso da B2W a lógica foi seguida, quando houve aumente de vendas houve aumento do estoque, quando as vendas diminuíram os estoques diminuíram.  

Imobilizado


A análise do imobilizado é bem parecido com análise dos estoques, ou seja, quanto mais se investe em imobilizado espera-se um aumento do volume de vendas. No gráfico podemos observar que principalmente de 2018 a 2020, houve aumento do imobilizado no período e do crescimento de vendas, ou seja, podemos tirar a conclusão que a aposta da empresa em investir em imobilizado trouxe retorno sobre as vendas da empresa.

 Passivo Circulante x Não Circulante


Passivo são as obrigações que a empresa tem com terceiros, ou seja, as dívidas, no gráfico o passivo está desmembrado no curto prazo (dentro de 12 meses) e longo prazo (acima de 12 meses). O ideal é que a maior parte da dívida da empresa esteja no período de longo longo, simplesmente para que a empresa possa fazer o seu estoque e gerar caixa para honrar o compromisso comtemplando uma saúde financeira saudável. Analisando o gráfico é perceptível que as obrigações são crescentes no decorrer dos anos, ou seja, o endividamento da empresa está em tendência de alta.

Dívida Bruta x Fornecedores



Na análise verificamos o comparativo histórico das duas principais contas do passivo, no gráfico é perceptível o volume de dívida bruta (empréstimos a curto prazo + empréstimos a longo prazo) é muito mais superior ao volume dos fornecedores. 

Patrimônio Líquido


Patrimônio Líquido é o capital investido e os lucros/prejuízos acumulados, observando o gráfico é perceptível que há uma evolução positiva do patrimônio líquido, ou seja, o capital que foi investido pelos sócios e acionistas está valorizando, é possível concluir que o capital investido está trazendo retorno financeiro para os investidores. 

Fontes: 
Site Fundamentus: http://fundamentus.com.br/


 















  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar uma planilha de orçamento.

Nova Planilha De Gerenciamento de Opções Binárias